Os 4 elementos

fogo.png
terra.png

Fogo

Terra

Ar

Água

fogo.png
terra.png
ar.png
agua.png

- SOMOS COMPOSTOS PELOS 4 ELEMENTOS -

Todos nós incorporamos os 4 elementos de alguma forma em nossas vidas. Estamos de pé sobre a Terra e dela tiramos parte do nosso sustento. As informações ao nosso redor apelam para o nosso intelecto, som e verbo, invocando o elemento Ar. Nossas ações são regidas pelo domínio do Fogo, com sua vontade, iniciativa e energia, enquanto as emoções desencadeadas pelas nossas experiências invocam o elemento Água, o mais fluido. O ser humano experimenta todos os elementos desde sua concepção.

O Elemento Fogo

AÇÃO   |   MOTIVAÇÃO   |   CRIATIVIDADE

Significados gerais

 Este Naipe tem uma abrangência radiante, simboliza expansão, calor, luz, coragem, vontade de lutar, de dominar e conquistar, mas também favorece a elevação espiritual, a lucidez extrema e a purificação da alma.

Interpretações

 

Em relação à pessoas: 

Aspeco Positivo: Otimistas, idealistas, dinâmicas, ardentes, apaixonadas, entusiasmadas, diretas, espontâneas, ingênuas, expansivas, com mais inspiração, motivação, coragem de se impôr, de assumir riscos e enfrentar desafios. Sempre em movimento, tendem a abraçar desafios naturalmente. Grande poder de liderança e realização. Os outros são compelidos a segui-la por conta da paixão que ela passa, sua autoconfiança é tão grande que faz com que todos acreditem que o sucesso é garantido. Ao se doar de corpo e alma a uma ideia ou projeto, a pessoa inspira os outros a se doarem da mesma forma, a acreditarem com o mesmo fervor que as metas podem ser alcançadas.

Aspecto Negativo: Pessoas que passam a ver seus seguidores não como indivíduos, mas sim como uma massa que serve aos seus propósitos. Ou seja, a pessoa tende a usar os outros para atingir seus objetivos, sem considerar o que sentem e esperam. Isso porque a energia pode ser tão intensa que ofusca qualquer obstáculo ou pessoa no caminho do desejo. 

 

Em relação a situações:

 

É preciso Sinceridade e Objetividade, assim como uma necessidade de ser visto. É importante dar o seu recado e imprimir suas ideias. Paixões passageiras, onde podem se interessar por algo e logo em seguida se desinteressarem.

 

"o fogo só queima enquanto houver combustível".

Abra as portas da criatividade, mova-se para novas ideias, e empurre tudo o que toca em direção à aventura, aos riscos e a especulação. Revele-se, mostre-se, ilumine e imprima mais paixão e entusiasmo às coisas.

O Elemento Terra

ESTABILIDADE   |   SOLIDEZ   |   PRATICIDADE

Significados gerais

 Representa a segurança e materialismo, como o ato de colocar a mão na terra para extrair nosso sustento. É onde fincamos raízes, de forma literal, em busca de nossa estabilidade. 

Interpretações

Em relação à pessoas: 

Aspeco Positivo: Pessoas objetivas e trabalham com afinco para obterem recursos que trarão a segurança tão almejada. São introspectivas, passivas e dotadas de forte empatia, além de mais calmas, lentas e frias. Tendem a ser mais resilientes, com muita força de vontade. 

Aspecto Negativo: Mudança não é muito sua praia, pois prezam pela ordem e procuram seguir os padrões estabelecidos, sem correr muitos riscos. O materialismo pode fechar um pouco as portas para a espiritualidade, assim são voltados para o que podem tocar e comprovar. O plano da criatividade pode ficar comprometido por conta de uma postura altamente objetiva, sem espaço para ideias mirabolantes. Podem desensolver ansiedade, pessimismo ou realismo extremo. São capazes de incríveis explosões de fúria se sua raiva for reprimida por muito tempo. Geralmente são pessoas mais tolerantes, calmas, indulgentes e pacientes, mas instigá-las aos seus limites pode provocar reações nada agradáveis. A teimosia e a inércia também são outras vertentes, algo que faz com que se torne mais difícil para tais pessoas mudarem de ideia.

 

Em relação a situações:

 

São situações que pRoporcionam solidez, estabilidade, persistência e uma natureza concreta. São situações sinônimas de sensualidade, prazeres terrenos e segurança material ou sentimental, sendo suas características principais: produzir, manter, formar, construir, estabelecer, conter e limitar. 

Nesta situação específica, palavras não são suficientes para provar seu valor, mostrar trabalho sim. Seja pragmático e prático e não se impressione apenas com palavras, promessas e possibilidades. Queira ver a coisa no plano concreto e valorize aqueles que são empenhados em fazer acontecer. A gestão do tempo é importantíssima neste momento. Tudo tende a ser feito com mais calma, paciência, embasamento, devagar, passo a passo, visando a segurança, a estabilidade, os possíveis ganhos e a durabilidade daquilo que se conquista. 

ar.png

O Elemento Ar

MENTAL   |   INTELECTO   |   COMUNICAÇÃO

Significados gerais

 Estimula o raciocínio e o intercâmbio de informações.   Favorece muito mais a razão e a lógica em detrimento da sensibilidade ou das emoções. Algumas de suas carecterísticas são: transmitir, agitar, mobilizar, comunicar, oxigenar, fomentar, energizar e purificar.

Interpretações

Em relação à pessoas: 

Aspeco Positivo: Pessoas que priorizam a racionalidade. O lado social é estimulado e importante, pessoas que costumam ajudar e apoiar os outros, criando grupos que compartilham os mesmos ideais e projetos, mesmo com a necessidade de ficar mais isolado. Esta pessoa precisa preservar seu espaço, não gosta de ter amarras para pensar e transmitir suas ideias da forma que bem entender. Tendem a ser pessoas ativas, sociáveis, falantes, leves, rápidas, curiosas, cheias de ideias, versáteis e interativas. Toda essa energia aérea favorece a intelectualidade

Aspecto Negativo: Pessoas cujo lado dos sentimentos pode ficar prejudicado, gerando dificuldade para lidar com pessoas muito emocionais. São pessoas que habitam em suas mentes, se desligando um pouco da realidade e se afastando dos outros. O aspecto negativo da comunicação, pode aparecer sob a forma de fofocas, "disse-me-disse", discussões e mal entendidos. Esse outro lado também pode indicar comportamentos volúveis, duais, distraídos, indisciplinados, apressados, mal-feitos e/ou sem muita profundidade.

 

Em relação a situações:

 

Ao nos permitirmos nos relacionar com os outros, podemos trocar ideias e crescer intelectualmente. Ative p seu lado expansivo e animado, quase sempre otimista, que servirá justamente para se comunicar, sempre em busca de estímulo intelectual, desbravando novas visões de mundo e criando seus próprios valores e ideais a partir da experiência de compartilhamento. Para esta situação específica, tudo tem que ter uma boa explicação, uma lógica por trás. Não basta idealizar, é preciso estabelecer um propósito. Este elemento não inspira foco e solidez e é mais afeito à dispersão, portanto, algumas ideias e conceitos podem se perder rapidamente.

agua.png

O Elemento Água

EMOÇÕES   |   MENTE SUBCONSCIENTE   |   SENSIBILIDADE

Significados gerais

  Tem a ver com nossos sentimentos e, assim como as marés estão sempre mudando, nosso temperamento pode ser uma montanha russa. Por isso, é bastante complexo compreender totalmente todas as suas nuances, já que lógica e emoção não andam de mãos dadas.

Interpretações

 

Em relação à pessoas: 

Aspeco Positivo: Pessoas que são guiadas pelos sentimentos e intuição. Assim, tendem a ser mais sensíveis, sentir a dor dos outros com mais facilidade e cultivar a compaixão, muitas vezes pendendo para o altruísmo. Pensam nas consequências antes de agir, sempre com seu lado emocional envolvido. Acham que podem absorver tudo e costumam trancar suas emoções, mas quando os problemas começam a pesar em seus ombros, ou quando têm dúvidas, desconfianças e receios, acionam seu mecanismo de defesa e preferem se isolar a encarar a dura realidade do mundo. Esta é a sua proteção.

Aspecto Negativo: Pessoas com certa tendência à melancolia, se deprimem ou se desmotivam mais facilmente. As emoções podem passar a impressão de estarem sempre transbordando, à flor da pele, embora possam agir de forma pouco impulsiva, se afogando em seus próprios sentimentos. Tendem a seguir o desejo de outros em detrimento dos seus próprios com mais facilidade. Precisam sempre estar em boa sintonia com a sua existência, senão podem mergulhar tão fundo que o retorno se torna algo difícil. 

 

Em relação a situações:

 

Situações que podem se tornar sentimentais demais, fazendo com que experimente-se um turbilhão de emoções difíceis de lidar e serem controladas. Cuidado para não sentir demais as dores alheias pois isso pode anular cada vez mais a sua própria vontade em prol dos outros, negligenciando suas necessidades e suprimindo suas emoções. Cuidado, princopalmente nas relaçõesafetivas, onde pode-se acabar aceitando continuar uma relação sem aquele fogo da paixão ou desgastada, mesmo sem atender suas necessidades emocionais.